O jogo se passa na cidade fictícia de Port Carverton, que aceita o skate, diferente da mentalidade de que "skatistas não são criminosos" presente no segundo jogo. Apesar de a cidade ser mais colorida e amigável do que a de Skate 2, que apresenta cores pouco saturadas e ruas acinzentadas, a jogabilidade continua semelhante à dos dois primeiros jogos. Port Carverton é formada por três distritos: Centro, a Universidade e Industrial.
Vários skatistas profissionais notáveis aparecem durante o jogo, como Darren Navarette, Terry Kennedy, Eric Koston, Chris Cole, Pat Duffy e Jason Lee.
Em contraste com o jogo original Skate, dois novos níveis de dificuldade foram adicionados: "Fácil" e "Hardcore". O modo "Fácil" permite ao jogador executar manobras com mais facilidade e proporciona maior controle do personagem. O modo "Hardcore" tenta fornecer uma jogabilidade mais realista do skate e o jogador precisa executar manobras com precisão. O jogo também conta com uma "Escola de Skate" introdutória, onde o treinador Frank (Jason Lee) ensina ao jogador o básico sobre skate, como "trilhar" e realizar ollies. Essa novidade é opcional e a área também pode ser visitada no modo livre.
Similar à franquia de jogos Tony Hawk's, Skate conta com um "Skatepark" que permite ao jogador criar seu próprio skatepark.
A EA introduziu três novos modos online: "1-Up", "Domination" e "Own The Lot". Em "1-Up", jogadores competem em turnos para ultrapassar a pontuação do outro em um tempo determinado. Em "Domination", times competem para ganhar mais pontos em lugares específicos de uma área com um limite de tempo. Em "Own The Lot", os times competem para tentar ser o primeiro a completar um número de manobras específicas em determinada área.